Sintibref/DF

HISTÓRIA

Nosso propósito é lutar incansavelmente pela valorização dos empregados de instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas.

Estamos comprometidos em garantir condições de trabalho justas, segurança e dignidade para todos.

Desde 2004, somos reconhecidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social como uma voz ativa em defesa dos trabalhadores. Estivemos ao lado dos empregados em suas batalhas contra a reforma trabalhista e previdenciária, que ameaçaram os direitos de todos os trabalhadores brasileiros.

Mas nossa atuação vai além.

Em tempos desafiadores, como a pandemia da COVID-19, aprimoramos nosso atendimento on-line para melhor servir a categoria. Oferecemos todas as nossas clínicas médicas e laboratórios para atendimento e exames aos associados no período da pandemia.

Atuamos como mediadores e conselheiros, oferecendo suporte jurídico tanto aos trabalhadores quanto às pequenas instituições, evitando o fechamento de diversas instituições e, assim, preservando milhares de empregos.

Atuação conjunta em defesa das trabalhadoras: como uma categoria com predominância de empregadas mulheres, atuamos em colaboração com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho no combate ao assédio moral e sexual.

Estamos na linha de frente, defendendo as minorias e buscando um ambiente de trabalho igualitário.

Junte-se a nós e fortaleça sua voz! Juntos, somos mais fortes e podemos garantir um futuro melhor para todos os trabalhadores.

PAPEL DO SINDICATO

Lutar pelos direitos trabalhistas e de cidadania de nossos representados e família, com negociação de salários mais dignos, formalizando, através de convenções ou acordos coletivos com os empregadores, a melhoria das condições de trabalho e a ampliação dos benefícios ao trabalhador extensivos aos seus dependentes legais.

Oferecer nossos serviços dentro dos mais elevados padrões de qualidade, visando à plena satisfação dos nossos associados e da categoria, antecipando e superando expectativas.

Promover o equilíbrio das relações de trabalho entre patrões e empregados, intermediar conflitos e dar assistência nas homologações das rescisões de contrato de trabalho.

CARTA SINDICAL

Nossa Carta Sindical foi expedida em 2004, pelo Ministério do Trabalho.

A Carta ou Registro Sindical é o ato de concessão, pelo Poder Público, da personalidade jurídica sindical para as entidades que cumprem as formalidades exigidas pela lei, tornando pública a sua existência e habilitando-as para a prática de atos sindicais, tais como a representação da categoria e a negociação coletiva.

A Carta de 1988 vetou ao Poder Público a intervenção e a interferência na organização sindical, mas ressalvou o registro no órgão competente. A determinação da manutenção dessa competência pelo MTE foi declarada pelo Superior Tribunal de Justiça, por meio do Mandado de Segurança nº 29/DF e pelo Supremo Tribunal Federal, que entendeu competir a este Ministério “zelar pela observância do princípio da unicidade sindical em atuação conjunta com os terceiros interessados” (AGRRE 207910/SP – DJ 26/6/98). Assim, cabe ao MTE, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho, informar as normas e procedimentos relativos ao registro de entidades sindicais, de modo a facilitar o acesso dos cidadãos às regras pertinentes ao processo de constituição e organização de entidades sindicais e às informações sobre o andamento dos processos relativos ao registro sindical em trâmite no Ministério do Trabalho e Emprego.

ESPAÇOS ONDE ATUAMOS

O SINTIBREF/DF é uma entidade comprometida em promover a igualdade, inclusão e representatividade. Temos o prazer de contar com líderes talentosas e engajadas, que não apenas representam nossa categoria, mas também contribuem ativamente na elaboração de políticas sociais e na defesa dos direitos de toda a comunidade.

Outros espaços de atuação:

  • Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA
  • Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – CDCA DF
  • Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – FNDCA
  • Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolesecente – FDCA DF
  • Fórum de Aprendizagem do Distrito Federal
  • CAS – Conselho de Assistência Social-DF

DIRETORIA

Francisco Rodrigues Corrêa

Diretor Presidente

Eliete Cristina Das Silva

Diretor Vice-Presidente

Clemilson Correia De Oliveira

Secretário Geral e de Finanças

Marineide Ferreira Alves

Diretora de Formação Sindical e Cultural

Clarice Alves de Oliveira Silva

Diretora de Mobilização Social

Dawison Ferreira da Silva

Conselheiro Fiscal

Fabiane Lima de Oliveira

Conselheira Fiscal

Jaciene Lima Santos

Conselheira Fiscal

Cleonice dos Santos Ribeiro

Diretora Suplente

Maria de Fátima Correa

Suplente Conselheiro Fiscal

Neemias Da Silva

Suplente Conselheiro Fiscal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Em 2024, a criação do décimo terceiro salário completa 62 anos. Em 13 de julho de 1962, que o presidente João Goulart sancionou a lei 4.090, que determinava o pagamento de 1/12 avos do salário de dezembro para cada mês trabalhado durante o ano. Muitos......

  • No dinâmico e em constante evolução cenário da comunicação, o SINTIBREF-DF, nosso sindicato, está introduzindo uma nova abordagem para se conectar com a categoria. Nosso objetivo é redefinir a forma como interagimos, compartilhamos e nos envolvemos com os representados. Estamos orgulhosamente lançando um plano de......

  • Brasília, 17 de Abril de 2024 Ontem, o SINTIBREF/DF, emitiu uma nota em resposta a um comunicado do Sindicato das Empresas e Entidades Culturais, Recreativas de Assistência Social, Orientação e Formação Profissional do Distrito Federal (SECRASO/DF). Em reforço a nota, informamos que o comunicado do......