01 nov Novembro Azul: autocuidado é coisa de homem
Homem, esta é a época em que o foco está voltado para sua saúde. O Novembro Azul é uma campanha criada em 2003 que lembra e alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de incentivar o autocuidado masculino.
A campanha se torna ainda mais necessária quando vemos os dados. Para começar, o período da pandemia causou um declínio nas idas ao médico, com 43% dos entrevistados afirmando que reduziram as consultas de acordo com a pesquisa da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL). Já a Sociedade Brasileira de Urologia, aponta que 46% dos homens acima de 40 anos só vão ao médico quando sentem algo.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que no triênio 2023/2025, serão diagnosticados 71.740 novos casos de câncer de próstata a cada ano no Brasil. É o segundo tipo de câncer que mais incide na população masculina no país, com prevalência em homens a partir dos 60 anos.
Sintomas e fatores de risco
O câncer de próstata dá sinais sutis na fase inicial, por isso atente-se especialmente à urina:
- dificuldade de urinar
- demora em começar e terminar de urinar
- sangue na urina
- diminuição do jato de urina
- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
Os fatores de risco incluem:
- Idade: a incidência quanto a mortalidade aumentam após os 60 anos
- Hereditariedade: pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos.
- Sobrepeso e obesidade: o excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado
- Estilo de vida: fumar, alto consumo de bebida alcoólica e sedentarismo aumentam o risco de morte por câncer de próstata.
Cuidar da saúde também é coisa de homem, afinal, para ter uma vida saudável e longeva é preciso amar a si mesmo. O Sintibref-DF apoia essa luta. Faça seu exame e previna-se!