Dia Internacional do Portador de Deficiência: acessibilidade, consciência e inclusão

Dia Internacional do Portador de Deficiência: acessibilidade, consciência e inclusão

Em busca do bem-estar e da promoção dos direitos das pessoas com deficiência em todas as áreas da sociedade, o Dia Internacional do Portador de Deficiência foi criado pela ONU em 1992, incentivando também a conscientização sobre acessibilidade e inclusão.

Em 2023, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados sobre pessoas com deficiência no Brasil, que indicam que elas estão menos inseridas no mercado de trabalho e nas escolas, com altos índices de analfabetismo. Em consequência, o acesso à renda é dificultado.

Ainda segundo a pesquisa, 26,6% das pessoas com deficiência encontram espaço no mercado de trabalho, em comparação, 60,7% do resto da população tem um trabalho. Em relação à informalidade, cerca de 55% das pessoas com deficiência estão nessa situação, o que afeta o rendimento médio mensal. A renda média de pessoas com deficiência é de R$1.860, enquanto para os demais é de R$2.690, uma diferença de 30%.

A acessibilidade, seja relacionada à mobilidade, fala, audição ou visão, possibilita que as pessoas com deficiência vivam com dignidade, independência e que possam experimentar as mais diversas sensações. A data é um convite para que nos coloquemos no lugar do outro para entender porque é importante que todos nós tenhamos os direitos de cidadãos garantidos.

Nós do Sintibref-DF nos comprometemos a continuar lutando contra os preconceitos e a estar sempre em busca de políticas públicas que tragam qualidade de vida. Aos trabalhadores da categoria que atuam em áreas ligadas à inclusão e acessibilidade, nosso muito obrigado! Seguimos juntos!

*Com informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.