Novembro Azul: autocuidado é coisa de homem

Novembro Azul: autocuidado é coisa de homem

Homem, esta é a época em que o foco está voltado para sua saúde. O Novembro Azul é uma campanha criada em 2003 que lembra e alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de incentivar o autocuidado masculino.

A campanha se torna ainda mais necessária quando vemos os dados. Para começar, o período da pandemia causou um declínio nas idas ao médico, com 43% dos entrevistados afirmando que reduziram as consultas de acordo com a pesquisa da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL). Já a Sociedade Brasileira de Urologia, aponta que 46% dos homens acima de 40 anos só vão ao médico quando sentem algo.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que no triênio 2023/2025, serão diagnosticados 71.740 novos casos de câncer de próstata a cada ano no Brasil. É o segundo tipo de câncer que mais incide na população masculina no país, com prevalência em homens a partir dos 60 anos.

Sintomas e fatores de risco

O câncer de próstata dá sinais sutis na fase inicial, por isso atente-se especialmente à urina:

  • dificuldade de urinar
  • demora em começar e terminar de urinar
  • sangue na urina
  • diminuição do jato de urina
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

Os fatores de risco incluem:

  • Idade: a incidência quanto a mortalidade aumentam após os 60 anos
  • Hereditariedade: pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos.
  • Sobrepeso e obesidade: o excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado
  • Estilo de vida: fumar, alto consumo de bebida alcoólica e sedentarismo aumentam o risco de morte por câncer de próstata.

Cuidar da saúde também é coisa de homem, afinal, para ter uma vida saudável e longeva é preciso amar a si mesmo. O Sintibref-DF apoia essa luta. Faça seu exame e previna-se!